3 de abril de 2014

Cumprindo minha promessa.

Oi amoras!!!
 
Como prometido hj eu vou cumprir um pouco da minha função social, kkkk
Vou falar um pouco sobre o regime de bens e o nome dos cônjuges depois do casamento.
 
Pois bem, acho que mts de vcs já sabem isso, mas se alguém ainda não souber fica aqui uma pekena explicação sobre o assunto.
 
Ao dar entrada nos papéis para o processo de habilitação para o casamento, os noivos devem optar por um regime de bens e pelo nome que pretendem usar após o casamento. Os regimes são os seguintes:
 
1) Regime de comunhão parcial - creio que esse seja o regime mais conhecido e escolhido pelos casais. Nesse regime comunicam-se os bens adquiridos pelo casal na constância do casamento. O Código Civil excetua alguns bens que não entram nesse regime.

2) Regime da comunhão universal - esse também é um regime conhecido, nele todos os bens do casal se comunicam, inclusive aqueles adquiridos antes do casamento. Há também alguns bens que não entram nesse regime.
 
3) Regime da separação total - aqui todos os bens são separados, ou seja, cada cônjuge possui bens próprios, porém ambos devem contribuir para as despesas do casal. Geralmente esse regime é escolhido por pessoas que se casam com mais idade.
 
4) Regime de participação final nos aquestros - talvez algumas de vcs nunca tenham ouvido falar nesse regime, funciona da seguinte maneira: cada cônjuge possui patrimônio próprio, e na dissolução da sociedade conjugal tem direito à metade dos bens adquiridos pelo casal na constância do casamento a título oneroso. É um regime um pouco semelhante ao da comunhão parcial. Cá pra nós eu só ouvi falar desse regime na teoria (faculdade) pq na prática nunca vi ninguém que casou com esse regime. Além do que ele já menciona uma futura separação! Fala sério né meninas, ninguém casa já pensando em separar, pelo menos eu não penso nisso, kkkkkkkkkkkkkkk.
 
Qt ao nome que os noivos pretendem usar após o casamento, tanto o homem qt a mulher podem alterar seus nomes. Essa alteração pode ser feita trocando-se o sobrenome de nascimento ou acrescentando o sobrenome do cônjuge ao seu. No meu caso eu optei por trocar um dos meus sobrenomes, irei usar o sobrenome do amor e passarei a ser a Sr. Moreira.
 
Bom meninas, é isso. Espero que esse post possa servir pra alguma noivinha.
 
Beijinhos e até a próxima Flores!
 
 imagem do google.